Sabe o que é cansativo hoje?
É quando eu quero a opinião de um jornal sobre livros, ele me abre uma lista de blogueiros; quando eu quero ler sobre decoração numa revista, ela me direciona pra sua loja virtual; e quando eu quero comprar uma roupa, a loja me envia o link de sua comunidade online.
Chega! Pelo amor de deus, voltemos ao básico.
Num jornal, dê-me a edição; numa revista, dê-me a seleção; numa loja, dê-me produtos. E não me dê blog nenhum – eu mesma acho; não me dê ecommerce nenhum – eu não caio nessa; não me dê comunidade nenhuma – não quero me relacionar, só comprar.
O que nos cansa hoje é que todo mundo acha que pode fazer de tudo – e você acaba se sentindo na obrigação de fazer também.
Nunca conseguirei entender porque o blog com receitas incríveis do Caldo Knorr pode me ensinar a cozinhar melhor que o Livro de Receitas da D. Benta; jamais entenderei como a loja virtual da Minha Casa pode vender melhor que a Tok Stok; e com certeza não há explicações que me convençam que seja mais vantajoso descobrir a programação cultural da cidade através dos comentários dos leitores em vez de abrir a página de cultura do jornal.
A melhor coisa do jornalismo é a edição. Sim, é a melhor e a pior coisa – mas é o que o diferencia. Quando um jornal deixa de editar e enfia um monte de blogueiros e colunistas para dar a notícia, vira o caos. Pra que ler jornal, então?
A melhor coisa de uma revista é a seleção. Sim, outra palavra para edição – mas é o que a diferencia. Quando uma revista deixa de selecionar e passa a vender, vira publicidade. Pra que ler revista, então?
A melhor coisa de uma loja são os produtos. Sim, os produtos não se vendem sozinhos – mas é o que a diferencia. Quando uma loja começa a vender mais os seus clientes que seus produtos vira confraternização. Pra quer comprar na loja, então?
Para nos cansarmos menos, devemos focar. O conselho vale para consumidores, evidentemente, e para empresários, naturalmente. Mas vale também para funcionários: ou vocês acham que a empresa vai montar uma equipe nova só pra cuidar do ecommerce, das redes sociais, do programa de afiliados e deixar vocês trabalhando na velha planilha de custos de antes?
Quando sua empresa vier com a ideia de atirar para todos os lados, seja o primeiro a dizer olhando nos olhos dos colegas: Ah, não, vocês querem se cansar mais ainda? Você terá feito uma boa ação. Uma só, que mais de uma cansa.
escrito por Mayra Corrêa e Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário