Sempre achei as metáforas futebolísticas ruins. Tá, estou de mau-humor: elas não são ruins, elas são rasas. Esta coisa de comparar os lances da vida aos de uma partida – céus! eu disse lances?! – é de um tédio só.
Mas na Copa em que todos podemos postar nossas próprias propagandas nas redes sociais, no Adwords e no Mail Chimp, a eclosão de motes publicitários futebolísticos está extrema. Resultado: slogans, assuntos de email e chamadas bregas, profundamente bregas.
Fiz uma seleção (gente! isto está insuportável: eu disse “seleção”?!) do que chegou até mim:
Aí estão as chamadas mais óbvias, que você não crê que alguém teve coragem de usar de novo: Goleada de ofertas, Ganhe 5% de desconto a cada gol do Brasil, Seleção Sephora, Adega Brasil está na torcida, Você está convocado!, Gol de placa Azul, Saiu a escalação da seleção Zocprint, Oferta campeã Goleada cultural, Entre em campo com a GVT HDTV e A GVT tem uma convocação especial para você.
As que se acham bem criativas e engraçadinhas: já pensou depois da Copa? e Imagina na Copa!
Ah, sim, aquelas que se acham muito inteligentes e já querem desovar o estoque: Uma Copa do Mundo pra recordar.
Tem também as caronistas, aquelas que não ligam tanto assim pro futebol, mas querem aproveitar o embalo: Futebol que nada. Eu quero é corrida! e Lugar de sua a camisa é na rua!.
Essas aí em cima são das querem parecer chiques a todo custo – só que não.
Concorde comigo: publicitários seriam capazes de fazer anúncios menos chinfrins, não seriam?
Finalmente, há o grito dos agonizantes, que usam o futebol como último recurso pra chamar clientes:
Conclusão pessoal: durante a Copa, o melhor anúncio será aquele que a ignorar solenemente.
escrito por Mayra Corrêa e Castro © 2014
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